Talvez uma das maiores rivalidades da história recente do MMA, Khabib Nurmagomedov e Conor McGregor se enfrentaram em outubro de 2018 no UFC 229, mas até hoje o duelo é cercado de grandes polêmicas. Agora, foi a vez do russo polemizar sua vitória por finalização ao declarar que poderia ter matado o irlandês no momento do golpe.
Em seu discurso durante uma coletiva de imprensa, Khabib relembrou o momento em que Herb Dean, árbitro central, interrompeu o combate após um mata-leão ser aplicado em McGregor. O russo indicou que caso não tivesse acontecido a interrupção o golpe teria sido fatal.
“Vocês viram o que aconteceu em 6 de outubro. Se retirassem Herb Dean (árbitro), vocês entenderiam o que iria acontecer. Uma pessoa pode morrer em uma pegada daquela (estrangulamento). Se você quiser, posso te enforcar atrás das cortinas para ver o que aconteceria”, falou Khabib antes de completar.
“Quando uma pessoa te estrangula e faz isso por 30 anos, isso se torna uma arma. “Ele (árbitro) removeu minhas mãos, me tirou da posição. Podemos imaginar o que teria acontecido”, finalizou.
A vitória de Khabib sobre Conor McGregor na ocasião marcou a primeira defesa de cinturão. Logo em seguida, ‘The Eagle’ emplacou mais duas defesas de título e se aposentou do esporte.
Carreira de Khabib Nurmagomedov
Um dos maiores nomes do MMA Mundial, Khabib Nurmagomedov deixou o esporte recentemente após a perda do pai. Assim, o lutador se aposentou campeão do UFC e com um cartel de invicto de 29 vitórias em 29 lutas. Diante disso, “The Eagle” venceu nomes como Gleison Tibau, Thiago Tavares, Rafael dos Anjos, Edson Barboza, Al Iaquinta, Conor McGregor, Dustin Poirier e Justin Gaethje.
Em 2020, seu pai, a lenda do sambô russo Abdulmanap Nurmagomedov faleceu em decorrência da covid-19. Assim, o russo, sem a presença do pai, lutou pela última vez diante de Justin Gaethje, e após o combate, anunciou sua aposentadoria do esporte. Khabib deixou o esporte com um cartel invicto de 29 vitórias.