No duelo mais aguardado do UFC 263 neste sábado, em Phoenix (EUA), o campeão dos médios Israel Adesanya emplacou mais uma defesa de cinturão. Esbanjando técnica, o nigeriano usou sua maior envergadura para rechaçar as tentativas de aproximação de Marvin Vettori, que não conseguiu trabalhar seu jogo de chão e acabou superado na decisão unânime.
A luta: Marvin Vettori começou tentando encurralar o campeão. Adesanya usou chutes baixos para afastar o italiano, em um desses momentos Vettori conseguiu entrar em queda e ficar por cima do nigeriano no chão. Adesanya conseguiu escapar e ficar em pé. O combate voltou para trocação franca. Marvin Vettori buscou uma sequência em pé, mas Adesanya conseguiu fazer boas esquivas. O campeão continuou usando vários chutes para afastar a pressão do italiano, que tinha dificuldades para conectar os golpes.
O segundo round manteve-se o mesmo script, com Vettori buscando encurtar a distância, entretanto Israel não deixava barato e respondia na mesma moeda usando esquivas. O desafiante tentou entrar na linha de cintura para quedar o campeão, mas não obteve êxito na tentativa. Israel Adesanya procurava nas fintas os ataques para rechaçar a aproximação de Vettori que não andava para trás.
Com apenas cinco segundos do terceiro round Marvin Vettori catou as pernas de Adesanya e derrubou o campeão. O italiano passou meia guarda, Adesanya conseguiu explodir mas acabou dando as costas, porém conseguiu reverter a situação e ficou em posição de vantagem por cima. Logo na sequência o duelo foi paralisado após um dedo no olho acidental. De volta no centro do octogóno, o atual campeão continuava abusando dos chutes, além de usar a maior envergadura para lançar golpes retos.
Leia também: UFC 263 – Brandon Moreno finaliza Deiveson Figueiredo e conquista o cinturão dos moscas
Na terceira etapa Vettori tentou aumentar a pressão, mas batia de frente com chutes poderosos do campeão. O italiano resolveu buscar a luta agarrada, até conseguiu colocar o nigeriano no chão, mas em alguns poucos segundos depois Israel conseguiu a fuga. Na metade para o final do round o ritmo caiu, e Vettori seguiu com dificuldades para aplicar golpes contundentes
No último round Vettori foi para o tudo ou nada e outra vez buscou a luta agarrada, porém Adesanya conseguiu segurar o ímpeto do desafiante. Com a vitória encaminhada, o nigeriano apenas administrou o resultado até o final da luta. Em decisão oficial, Israel Adesanya foi declarado o vitorioso na decisão unânime.