Maurício Rua, o “Shogun”, lenda do MMA, planeja se aposentar em breve. Assim, diferente do que sugeriu Dana White tempos atrás, o curitibano ainda planejar queimar mais lenha. Dessa forma, com 39 anos de idade e muita bagagem, o lutador acumula lesões e desgastes ao longo da carreira. Diante disso, em entrevista ao Combate, o lutador de Curitiba afirmou que planeja lutar mais duas vezes, no máximo, no octógono antes da aposentadoria.
“Quero ter calma para decidir isso sozinho. Vou fazer a minha próxima luta como se fosse a última, mas pode ser que não seja. Portanto, não quero fazer cerimônia nem nada. Quero lutar sem peso algum e pode ser que seja a última ou a penúltima luta”, – afirmou Shogun.
Em seu último duelo, Shogun foi derrotado por Paul Craig por nocaute técnico no segundo round. Além disso, no revés, o lutador acabou lesionando seriamente o braço. Assim, em recuperação, o curitibano está voltando gradativamente aos treinos e tem em mente seu retorno ao octógono.
“Na última luta eu machuquei o braço, então voltei devagar os treinos. O braço está cada vez melhor, melhorou bem, mas ainda não posso treinar 100% a parte de grappling e wrestling. Estou forçando mais aos poucos. Estou bem, treinando bastante Muay Thai sem dor alguma e Jiu-Jitsu e grappling quase 100%”.
Carreira de Maurício Shogun
Com 39 anos, Maurício Rua já se encaminha para o capítulo final de sua longa trajetória. Assim, o lutador originário da Chute Boxe tem um cartel com 27 vitórias e 12 derrotas. Diante disso, conquistou títulos do Pride e UFC na categoria meio-pesados, tendo derrotado nomes como Rogério Minotouro, Alistair Overeem, Lyoto Machida e Forest Griffin. Sua última vitória foi em cima de Minotouro, encerrando com 100% de aproveitamento a trilogia entre os brasileiros.